A cada 5 segundos um novo processo chega aos tribunais, diz Associação dos Magistrados Brasileiros
Depois do Impostômetro, que mostra o tanto que pagamos de imposto, vem aí o Processômetro, para medir a pilha de processos que estão andando lentamente ou parados na fila da Justiça. São números para ninguém se orgulhar, pelo contrário, é para a gente se preocupar.
O primeiro contador mostra o número de processos, em tempo real, que já estão na Justiça: são mais de 100 milhões. O segundo, o número de ações que poderiam ser evitadas se as empresas seguissem a lei e se a fiscalização funcionasse direito: são mais de 42 milhões de processos.
O placar da Justiça está sendo lançado pela Associação dos Magistrados Brasileiros que diz que a cada 5 segundos um novo processo chega aos tribunais.
No topo do ranking estão as ações que envolvem o poder público, por causa de dívidas como IPTU e IPVA. Depois vêm os bancos e instituições financeiras e, na sequência, as empresas de telefonia e comunicações.
Para a Associação dos Magistrados, no país existe uma propensão para o litígio, uma tendência para briga nos tribunais, que precisa ser revista para que a Justiça não fique congestionada com tantos processos.
Fonte: Bom Dia Brasil