06/12/2011, por Atheniense Advogados

IAMG homenageia grandes juristas em solenidade realizada na Academia Mineira de Letras

O Instituto dos Advogados de Minas Gerais homenageou, no dia 30 de novembro, três dos maiores juristas brasileiros, Darcy Bessone, San Tiago Dantas e José Cabral. Na mesma solenidade foram empossados 15 novos membros do IAMG, bem como lançada a 17ª edição da Revista do Instituto e o livro “O Futuro do Processo Civil no Brasil”.

O Desembargador José Tarcízio de Almeida Melo foi o responsável pela homenagem ao jurista Darci Bessone e ressaltou que a cerimônia estava prestando um tributo mais que merecido a três estrelas da constelação jurídica e que dúvida seja hoje possível encontrar homens que mereçam o mesmo respeito. Destacou ainda que Darcy Bessone foi um advogado aguerrido, com uma pujança de trabalho inigualável. “Ele foi um trabalhador incansável que nunca teve feriado ou final de semana, na verdade todos os dias de sua vida foram dias úteis”. O Desembargador José Tarcízio relatou ainda vários momentos brilhantes da carreira de Darcy Bessone, bem como sua obstinação e firmeza que não lhe permitiam dispersões e nem se ocupar de assessórios desnecessários.

Já o jurisconsulto, José Cabral, foi reverenciado pelo advogado Edson Simão seu ex-aluno e amigo. Em um discurso breve, mas emocionante, Simão ressaltou todas as qualidades do jurista, como pessoa, pai, marido, cidadão, professor e advogado. Acrescentou ainda que sempre se considerou um “filho” de José Cabral, portanto, estava sendo uma honra prestar esse tributo.

San Tiago Dantas foi homenageado pelo advogado e membro do conselho superior do IAMG, Aristoteles Atheniense, que explanou a respeito da carreira de Dantas, sem deixar de lado, outras cearas de sua vida pública, nas quais atuou com o mesmo brilhantismo. Atheniense apresentou as principais conquistas de San Tiago Dantas, a cátedra na Escola Nacional de Belas Artes aos 21 anos de idade, sua carreira diplomática de relevo e os vários cargos ocupados no executivo, principalmente o de Ministro da Fazenda. Por último, o jurista enfatizou a presença de vários familiares do homenageado, que se deslocaram do Rio de Janeiro especialmente para participar da solenidade. Ao final de cada celebração foi entregue uma placa comemorativa aos parentes dos juristas homenageados que estavam presentes.

 

Fonte: IAMG