Categories: Artigos

O que está para acontecer

Por Aristoteles Atheniense

Paira em todo Brasil uma grave e preocupante expectativa quanto ao que possa ocorrer durante a Copa do Mundo. As manifestações havidas a partir de junho de 2013, quando 65 mil paulistanos saíram às ruas para protestar contra o aumento da tarifa de transporte, a corrupção e a própria Copa, não podem ser esquecidas.

Há quem as considere como um pré-aviso do que poderá acontecer no curso da competição.

Recentemente, a revista “France Football” divulgou uma reportagem de doze páginas, sob o título “Medo do Mundial”, focalizando os riscos a que estão sujeitos os turistas que vierem ao Brasil.

Não se trata de um temor injustificado, estimulado pelos partidos de oposição em interesses políticos. O noticiário dos veículos de comunicação, no Brasil e no exterior, registrando atentados sucessivos que as forças de segurança não conseguem coibir, é a prova evidente dos perigos a que estarão expostos os que pretendem vir ao Brasil, levados pelo interesse de conhecer uma nação tradicionalmente hospitaleira.

As sugestões que o governo federal vem divulgando, como forma acautelatória de contornar as ameaças que grassam nas cidades-sede, são insuficientes à contenção das fatalidades iminentes.

Nos últimos dias, surgiu uma “advertência” às lojas revendedoras de veículos localizadas na avenida Antônio Carlos, nas proximidades do Mineirão. A admoestação consistiu no aviso de que durante a Copa não deverão expor seus produtos, de modo a evitar que estes despertem a atenção dos malfeitores, evitando a repetição do que ocorreu na Copa das Confederações.

Outro lembrete dirigido aos turistas foi no sentido de que não reajam aos assaltos, nem chamem a polícia, aceitando passivamente o constrangimento, por ser essa a maneira mais prática de se livrarem da investida dos gatunos.

Essas e outras tantas recomendações importam na incapacidade de uma atuação repressiva, na falta de recursos eficazes que concorram para uma ação preventiva capaz de evitar a ação dos larápios.

Vale assinalar que, num ano de eleições em todos os níveis, uma repressão mais enérgica capaz de colocar esses tratantes a correr, poderá ensejar explorações políticas, inclusive vir a ser considerada como ofensa aos pseudo direitos humanos.

Na semana passada, um vadio traquejado compeliu uma senhora idosa no bairro das Mangabeiras a entregar-lhe a bolsa que trazia consigo, intimidando-a: “Give me the bag. Give me the money”.

A pobre senhora, indagou-lhe: “Por que está me assaltando em inglês?”. Ele repetiu: “É porque estou treinando para pegar os gringos”…

De imediato, arrebatou-lhe a bolsa, não tendo a vítima a quem recorrer após a constrição do velhaco bilíngue…

Este é o quadro em que estamos vivendo, inobstante a promessa feita pela presidente Dilma Rousseff, pela televisão, de que tudo está “sob controle”. Mas não teve a sinceridade de esclarecer que esse “controle” é exercido pelos que infestam nossas ruas, antes mesmo do início da Copa do Mundo.

É possível avaliar, desde já, a repercussão que esses sucessivos sobressaltos terão na imprensa mundial, inobstante as garantias prometidas pelas autoridades responsáveis pelo campeonato.

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

5 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago