Categories: Artigos

A Copa do Mundo e as eleições

Por Aristoteles Atheniense

Recente pesquisa realizada sobre a Copa de Mundo, no Brasil, revelou que apenas metade da população apoia o evento. Em novembro de 2008, a aprovação era de 79%, enquanto que, na atualidade, o certame passou a ser prestigiado somente por 52%.

Ainda que haja um percentual significativo de indiferentes (9%), a constatação havida tornou-se preocupante, pois, traduz o implícito reconhecimento de descrédito na seleção brasileira.

Os aplausos à Copa do Mundo veem, na sua maioria, de simpatizantes do PT (63%), que são os mesmos que reputam como bom e ótimo o governo da presidente Dilma Rousseff. Por outro lado, esta confiança é menor nas regiões Sul (39%) e Sudeste (44%).

Numa demonstração de que os louvores à Copa do Mundo estão ligados intimamente à campanha de reeleição da atual presidente, nos estados onde ela obteve maiores índices (Nordeste e Norte/Centro-Oeste) o entusiasmo pelo campeonato variou entre 64% e 68%.

A onda de protesto deflagrada em junho, que teve como um dos motes os gastos com o Mundial, decaiu nas últimas semanas. Isto, no entanto, não significa que o entusiasmo pela Copa haja aumentado, inobstante todo o empenho da candidata petista em exaltar o acontecimento.

Se houver, durante a Copa, um percentual de protestos elevado (63%), ainda que essas manifestações sejam oriundas das classes que prestigiam o lulismo, não significa que em outubro haverá um resultado equivalente.

Nos três meses que separam a Copa das eleições, poderão ocorrer novos fatos que afetem a boa colocação de que desfruta a nossa presidente no momento.

Assim, por melhores que sejam as possibilidades da candidata, presentemente, se o Brasil não obtiver a aguardada vitória ao final da competição, esse malogro refletirá nas eleições presidenciais e estaduais, por maior que seja a sedução que os candidatos do Partido dos trabalhadores possam despertar em seus eleitores.

Os brasileiros, na sua maioria, não se contentam sequer com uma seleção que obtenha o segundo lugar. Vice ou nada leva ao mesmo desencanto…

Atheniense

Recent Posts

Escritório Aristoteles Atheniense adere à nova plataforma jurídica da AC Minas

Esta semana as sócias do escritório Aristoteles Atheniense Advogados, Maria Cristina Pellegrino e Luciana Atheniense,…

7 dias ago

Turistas se arriscam por fotos e Brasil é o 5º país em mortes

Nos últimos anos, vídeos de turistas em busca da “foto perfeita” em locais perigosos, como…

2 meses ago

Afinal, qual é a importância do Planejamento Sucessório?

Por Cristina Pellegrino O planejamento sucessório objetiva a transferência eficaz e segura de bens, após…

8 meses ago

Direitos dos turistas e tragédia climática no Rio Grande do Sul

Artigo de autoria da advogada Luciana Atheniense, publicado no Jornal Estado de Minas Nós, brasileiros,…

11 meses ago

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

11 meses ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

1 ano ago