Categories: Artigos

Os falsários da advocacia

Por Aristoteles Atheniense

A recente notícia de que o Ministério Público investiga 160 falsos advogados em nosso Estado, deve ser aplaudida e não considerada como um descrédito da classe.

Nas investigações processadas apurou-se, até agora, a existência de “escritórios” cujos responsáveis, não contando com inscrição da OAB, recrutaram bacharéis já habilitados, que se dispõem à prestação de serviços mediante remuneração aviltante.

Trata-se de manobra adotada por indivíduos inescrupulosos, que se fazem passar como advogados, iludindo os que recorrem aos seus préstimos. É uma forma espúria de angariar clientes, através de procedimento fajuto, passível de reprimenda penal.

A audácia dos infratores é tamanha que chegam a participar de diligências judiciais e sessões de júri. A esta altura, já foram instaurados 1545 inquéritos, existindo 145 casos em fase de análise que, se procedentes, implicarão na prisão dos marginais que conspurcam o bom nome da profissão.

Essas infrações éticas são consequentes da procura do lucro fácil e rápido, ficando relegado a um segundo plano o interesse jurídico e social das questões defendidas. Prevalece somente o interesse na obtenção de um ganho ilegal, tornando-se irrelevantes as consequências que este comportamento solerte possa trazer aos patrocinados.

Na atualidade, são frequentes os articulados judiciais temerários, revelando falta de estudo, devido a má preparação acadêmica dos graduados.

Hoje um advogado generalista não terá condições de atuar proficientemente, prestando bons serviços, num país que prima pela legislação desmesurada e por uma jurisprudência conflitante.

O futuro da advocacia consistirá no respeito permanente de seus princípios, para que o advogado faça jus às prerrogativas – e não privilégios – que a lei lhe confere.

Sem que tenhamos advogados habilitados, mas, sobretudo, éticos, a profissão não atenderá às transformações sociais, nem ao respeito que lhe é devido, pelo papel que lhe foi reservado na defesa dos direitos fundamentais.

A atuação de falsos advogados é uma ameaça extremamente grave, pelo risco que representa aos interesses maiores da sociedade.

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

3 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

4 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

4 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago