É usual que os turistas que visitam as grandes cidades brasileiras escolham comumente dois meios de transporte: o táxi e o carro alugado. Sendo assim, faço algumas sugestões para o leitor utilizar esses transportes com segurança e tranquilidade.
Táxi
Este transporte atende tanto os turistas como os habitantes das próprias cidades, que buscam rapidez e a comodidade de um transporte privativo. Sabemos que a maior parte dos taxistas é profissional, entretanto, algumas dicas são necessárias para que o consumidor usufrua desse serviço com satisfação. Prefira sempre pedir o táxi por um meio telefônico ou plataforma confiável. Táxis de cooperativas ou aeroportos costumam cobrar uma taxa diferenciada pelo serviço, mas o taxímetro é obrigatório e não deve ser esquecido. Se não for possível solicitar um táxi por telefone ou aplicativo, uma opção é esperar por um em um ponto oficial.
Verifique, antes de contratar o serviço, se há eventual cobrança de valor à parte pelo transporte e manuseio de malas. Os serviços de táxi são regulados pelas prefeituras municipais responsáveis pela autorização e fiscalização desse setor. Anote ou memorize o prefixo do carro. Confira a carteira de identificação do condutor, exposta ao lado do taxímetro. Observe, logo ao entrar no automóvel, se a bandeira de cobrança é condizente com o horário. Sempre peça o recibo da corrida (com o valor desta, o nome e CPF do taxista,, o prefixo, a placa do carro e a data) e esteja atento para não se esquecer de objetos dentro do carro.
Aluguel de um carro
Se sua opção for alugar um veículo, contrate empresas que tenham credibilidade na praça, buscando informações com colegas, amigos e até pela internet. Documente e guarde todas as vantagens e atrações prometidas pela empresa locadora. Como o contrato de aluguel de automóvel deve ser formalizado, leia com atenção as cláusulas contratuais e guarde uma cópia. Veja se a documentação do carro está correta e de acordo com os prazos de validade. Solicite o telefone de contato da empresa. Fique atento aos documentos, à manutenção e ao manuseio do veículo.
Ao receber o automóvel, examine-o com cuidado e, caso note algum defeito, peça para registrar nos documentos de entrega do veículo ou troque-o. Ao sair com o carro, certifique-se de estar portando a documentação, tanto do veículo quanto de seus documentos pessoais. Caso queira conhecer a condição da estrada no percurso que deseja fazer, visite os seguintes sites: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (SNITT) na seçãoCondições de Vias www.dnit.gov.br + mapa rodoviário de Minas Gerais, pelo site: www.der.mg.gov.br/mapa-rodoviario.
Por Cristina Pellegrino O planejamento sucessório objetiva a transferência eficaz e segura de bens, após…
Artigo de autoria da advogada Luciana Atheniense, publicado no Jornal Estado de Minas Nós, brasileiros,…
Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…
Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…
Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…
Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…