Como enfrentar os ataques à imagem da pessoa e das empresas na Internet? A melhor resposta para este problema pode estar na blindagem jurídica digital, um recurso eficaz para zelar pela reputação de quem sofreu um dano no mundo virtual. Este é um dos assuntos que serão discutidos no I Congresso Mineiro de Direito Digital, que ocorre na próxima quinta-feira, dia 20, em Belo Horizonte. Organizado pela Sucesu-MG, o evento é inédito em Minas Gerais e traz temas contextualizados sobre tecnologia da informação com relevância jurídica que despertam interesse para pessoas e empresas que enfrentam incidentes diários no mundo digital.
“Se Andy Warhol disse um dia que cada cidadão terá os seus 15 minutos de fama na mídia digital, estaremos sujeitos a execração por tempo ainda superior se não soubermos como reagir a estes incidentes”, destaca o coordenador do evento e vice-presidente jurídico da Sucesu, Alexandre Atheniense. De acordo o advogado, no âmbito corporativo é importante capacitar os gestores quanto à proteção do patrimônio das empresas armazenado em bits e a reação imediata aos incidentes relacionados a tecnologia da informação. “A adoção de uma política de segurança da informação em conformidade com a legislação vigente seguindo os padrões mundiais é o caminho para a blindagem dos ativos digitais” ressalta Atheniense, que também é especialista em Direito Digital e sócio de Aristoteles Atheniense Advogados.
No Congresso serão debatidos vários outros temas ligados ao contexto do Direito Digital, como o vazamento de informações nas empresas e o monitoramento de empregados. “São incidentes que sempre vão acontecer. A diferença é estar ou não preparado para enfrentá-los. A adoção de uma política de segurança da informação é indispensável para minimizar estes riscos”, explica.
Outro assunto que também será colocado em discussão são as relações de consumo pelo meio eletrônico. A internet modificou os hábitos dos consumidores, comerciantes e prestadores de serviço. Segundo Atheniense, as redes sociais se tornaram o instrumento mais eficiente para reclamar de falhas de empresas e prestação de serviços. As empresas não querem que a reputação da marca seja comprometida. Como enfrentar juridicamente esta realidade? Sua empresa está preparada para este novo cenário? Estas são algumas perguntas que serão respondidas durante o Congresso Mineiro de Direito Digital que terá a presença de profissionais com grandes referências no âmbito nacional.
Serviço
Data: 20 de outubro
Horário: 08h30 às 18h30
Local: Hotel BH Platinum – Avenida Olegário Maciel, 1748, Lourdes.
Site: www.sucesumg.org.br/direitodigital Twitter: @DireitoDig2011
Por Cristina Pellegrino O planejamento sucessório objetiva a transferência eficaz e segura de bens, após…
Artigo de autoria da advogada Luciana Atheniense, publicado no Jornal Estado de Minas Nós, brasileiros,…
Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…
Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…
Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…
Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…