Categories: Artigos

Uma comissão sob suspeita

Para atingir a sua finalidade uma comissão de inquérito deve ser constituída por pessoas sérias, cujo passado não possa despertar eventual incerteza em relação à atividade que irá desempenhar.

A CPI criada para averiguar as falcatruas cometidas pelo empresário Carlos Cachoeira, carece da seriedade indispensável que se exige de um órgão semelhante, sob pena de não atender aos motivos que justificaram a sua criação.

Conforme foi divulgado pela “Folha”, dos 32 integrantes da questionada CPI, pelo menos 17 estão enfrentando pendências judiciais, sem se falar no comportamento de alguns que macularam a sua vida pública, faltando-lhes, pois, idoneidade suficiente para o exercício da atuação que irão cumprir.

Assim, a comissão composta dos senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), jamais estará credenciada a levar a bom termo a tarefa que deverá exercer.

Collor, além de haver sido afastado da presidência da República em 1992, por corrupção, ainda respondeu a diversas ações após o seu retorno à vida pública.

Cunha Lima, embora sendo da oposição, chegou a enfrentar as restrições da ficha limpa, tendo o seu mandato de governador cassado em 2009, por abuso de poder econômico e político.

Quanto a Romero Jucá, o seu comportamento no estado de Roraima é suficiente para desaboná-lo, embora houvesse ocupado a liderança dos últimos governos federais, mantendo-se, assim, sempre a disposição do Poder, sem o menor constrangimento.

A comissão criada terá o prazo de 180 dias para encerrar os seus trabalhos, com possibilidade de prorrogação, o que certamente ocorrerá conforme o andamento do processo investigatório. As diligências que efetuará variarão conforme as conveniências, o mesmo acontecendo na oitiva de indiciados e na requisição de documentos reputados necessários.

Ora, um órgão com tamanha responsabilidade, pelo menos junto à opinião pública, não pode conter em seus quadros número tão expressivo de deputados e senadores que estejam sujeitos a processos judiciais em curso.

É o que ocorre com a maioria dos membros que irão integrar a CPI, a quem falta a necessária autoridade para tomar providências que importem na apuração dos fatos e na punição dos culpados, ainda que estas últimas medidas devam partir do Ministério Público.

Não há, pois, como acreditar no êxito dos trabalhos desenvolvidos por parte de quem não merece a confiança popular.

 

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

5 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago