Categories: Artigos

Avaliação e advertência do Papa Francisco

Por Aristoteles Atheniense

Recente pesquisa promovida pela agência Bendixen & Armandi, em que foram ouvidos mais de 12 mil católicos em 12 países, concluiu que, embora o Papa Francisco houvesse obtido uma consagradora aprovação, ainda deverá enfrentar dissidências, notadamente na América Latina.

Este continente encontra-se muito dividido em relação a temas polêmicos, como a aceitação de casais homossexuais e o aborto. Quanto a este último, há uma distância expressiva da doutrina oficial do Vaticano, a começar da Argentina.

No país onde nasceu Jorge Mário Bergóglio, 81% manifestaram-se a favor, enquanto 18% entendem que o aborto não deveria ser permitido em nenhuma circunstância.

No México, que sempre foi considerado uma nação católica, houve um resultado surpreendente: 26% dos católicos mexicanos consideraram que o desempenho de Francisco é medíocre e ruim, embora 63% o aprovem na resistência ao exercício do sacerdócio pelas mulheres e 62% ao casamento homossexual.

No levantamento realizado no Brasil ficou patente a nossa vocação liberal, similar a Argentina. Em nosso país, 81% manifestaram-se favoráveis ao aborto, enquanto que 94% opinaram favoravelmente ao uso de anticoncepcionais.

Os brasileiros são contrários ao celibato sacerdotal (60% contra 37%) e aceitam o sacerdócio feminino (50% contra 45%).

Apesar dessas manifestações, o desempenho do Papa Francisco à frente da Igreja Católica foi considerado bom ou excelente para 91% dos nacionais, sendo que somente 6% desaprovaram a sua atuação.

Esses dados foram colhidos após a realização do Fórum Econômico em Davos-Klosters, que teve o Sumo Pontífice como um dos convidados. A sua representação foi delegada ao cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Na mensagem enviada àquele encontro anual, o Papa Francisco referiu-se às “mudanças notáveis e progressos significativos em diversos âmbitos, com consequências importantes para a vida dos homens”.

No rol dessas transformações, mencionou a saúde, educação e comunicação. Mas não aludiu às questões doutrinárias controvertidas que foram objeto da mencionada pesquisa.

O Prelado exortou a comunidade empresarial internacional a guiar-se “por elevados ideais de justiça, generosidade e solicitude pelo autêntico desenvolvimento da família humana”, acrescentando que a riqueza deva estar a serviço da humanidade e não de quem a governa.

Assim, mesmo não se ocupando dos assuntos debatidos com frequência pelos católicos de todo o mundo, o Papa Francisco reconheceu como sendo indispensável “um renovado, profundo e amplo sentido de responsabilidade por parte de todos”.

 

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

5 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago