CNJ alerta população para avanço de golpe telefônico que envolve a instituição

O Conselho Nacional de Justiça recebeu, em 2013, 27 denúncias de golpes em que criminosos se passam por funcionários do CNJ e cobram valores para agilizar o andamento de processos. O golpe é conhecido pelo Conselho desde 2010, e continua a pleno vapor, com mais quatro denúncias nas primeiras semanas de 2014. Na segunda semana de março, um procurador aposentado entrou em contato com a Ouvidoria do CNJ e revelou ter pago R$ 40 mil para o grupo.

Chefe de gabinete da Ouvidoria, Cristiana Gontijo Bastos alertou para um detalhe fundamental: “o CNJ não liga para ninguém que tem processo na Justiça, muito menos cobra qualquer valor para acelerar essa decisão”. Todos os relatos foram encaminhados à Corregedoria Nacional de Justiça, e a Polícia Federal está investigando os casos. As denúncias continuam mesmo após a prisão, ao longo de 2013, de sete suspeitos em Minas Gerais, Goiás, Pará e no Maranhão.

Entre as principais vítimas, servidores aposentados e idosos como o pensionista que, em fevereiro, relatou ter perdido R$ 20 mil. O modelo é semelhante: o golpista telefona para a vítima e diz que seu processo precisa de um adiantamento de honorários para que possa seguir tramitando no Judiciário. O grupo possui diversos dados cadastrais e até mesmo a informações privilegiadas sobre a vítima.

Em posicionamento oficial, o CNJ afirmou “que suas decisões são de origem administrativa e não judicial e que o Conselho não faz esse tipo de procedimento, ou seja, não faz contatos telefônicos com quem tem demandas na Justiça. Em hipótese alguma o órgão realiza cobrança de valores. Também não compete a nenhum membro ou órgão do Poder Judiciário efetuar pagamentos em processos, bem como solicitar valores para a execução ou solução de demandas judiciais”. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

5 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago