Categories: Artigos

Cuba e suas inovações

O impacto provocado pela recente liberalização à viagem de cubanos ao exterior, constitui um passo a mais nas medidas adotadas pelo governo de Raúl Castro, procurando abrandar as restrições impostas pelo seu irmão e antecessor.

Vale lembrar que somente a partir de 2008 permitiu-se a venda de eletrodomésticos, computadores e telefones celulares, anteriormente concedida somente aos estrangeiros.

Em 2011, quando da última reunião do Partido Comunista Cubano, foi consentida a venda de imóveis e veículos entre os nacionais, com a instituição do crédito bancário, destinado a acelerar a produção agropecuária.

Com as últimas providências implantadas, Raúl Castro procurou impedir que a Ilha continuasse a ser um cativeiro, implementando reformas sociais sempre aguardadas pela população, cuja instituição não se podia prever.

O ativista John McAuliff, no seu blog “Havana Note”, enfatizou a última inovação, ao afirmar: “Cuba está dando mais liberdade aos seus cidadãos para viajar aos EUA, do que aquele país dá aos seus para viajar a Cuba”.

Realmente, para que os americanos possam ir à Ilha, deverão passar por outros países ou justificar a saída por motivo “cultural”.

Os Estados Unidos permitem que os cubanos atinjam o seu território, mediante barco ou cruzando a fronteira com o México, deferindo-lhes a cidadania, quando requerida, cumpridas as exigências burocráticas.

A nova lei, que entrará em vigor a partir de 14 de janeiro vindouro, dispensou os cubanos de prévia autorização judicial na viagem que venham a empreender. Mas, para fazê-lo, necessitarão de novos passaportes, que não serão expedidos em favor de médicos, profissionais liberais, funcionários públicos ou que forem ligados a ações “hostis” ao estado cubano.

Assim, segundo o órgão oficial “Granma”, o governo preservará os interesses de Cuba, especialmente a força do trabalho qualificado, a sua segurança, os recursos humanos, indispensáveis ao seu crescimento econômico.

Quanto à exigência do “visto de entrada” para os cubanos que emigraram até 1971, o prazo passou a ser de três meses, prorrogáveis. O período em que o viajante permanecerá no exterior ficou assentado em dois anos, podendo também ser prorrogado.

A situação da blogueira Yoni Sánchez que, por vinte vezes pretendeu sair de Cuba, nos últimos cinco anos, ainda não será alterada, pois, em relação a ela subsistirão “razões de interesse público” que se sobrepõem à justificativa por ela invocada, inclusive para visitar o Brasil.

Assim, sem se falar na repercussão positiva que a reforma migratória provocará, eliminando o requisito de uma “carta-convite” para quem desejasse viajar a outros países, haverá, ainda, motivos que concorrerão para a expansão da economia cubana, inclusive promovendo o intercâmbio com novos investidores que tenham interesse em atuar no país, que não romperá com os vínculos que o prendem à Rússia e à China.

Mas isto só se concretizará em uma nova etapa, ainda não prevista.

 

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

1 semana ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

4 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago