Categories: Artigos

Eterna vigilância

Por Aristoteles Atheniense

Gerou inquietação a notícia de que os rumos da operação Lava Jato estariam sujeitos à reversão, para alívio dos suspeitos que correm o risco de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

Está sendo aguardado para os próximos dias o oferecimento da denúncia pelo Procurador-geral da República. Esta peça, se acolhida pelo STF, importará no processamento de importantes figuras não só do Congresso, como do Partido dos Trabalhadores.

O julgamento no STF desta vez não será pelo Tribunal Pleno, mas sim pela Segunda Turma da Corte presidida pelo relator do processo, ministro Teori Zavascki.

O ministro José Eduardo Cardozo é sabidamente um dos candidatos mais fortes à composição da Segunda Turma, ora desfalcada devido à aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.

É notória a insatisfação de Lula com Dilma Rousseff, que não está fazendo valer a sua força em prol das empresas envolvidas no imbróglio. Daí a necessidade de imediata atuação do Planalto, em face da intimidação do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, preso há quase quatro meses na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O empresário mostra-se irritado com a passividade de Dilma e ameaça revelar fatos que envolveriam a sua omissão e de seu criador. Como a UTC foi uma doadora generosa à campanha da presidente, urge que Lula se posicione, doravante, na linha de frente, retribuindo-lhe os valores recebidos.

A possibilidade de resfriamento do inquérito ganhou maior ênfase com o recente encontro do ministro da Justiça com o advogado Sérgio Renault, patrono da UTC. Segundo Cardozo, cumpre-lhe receber os advogados que o procuram sempre que denunciem irregularidades cometidas na devassa patrocinada pelo Ministério Público e Polícia Federal.

No direito que a lei confere ao advogado em ser recebido por autoridade, está implícito que se trata de autoridade judicial e não aquela que exerce atividade política (art. 7º, XI da lei 8.906/94). Pois, esta não detém competência ou jurisdição para determinar medida contra eventual descumprimento da lei durante as sindicâncias.

A suspeita de abrandamento do inquérito da Petrobras decorre de interesse do Executivo em impedir a suspensão dos negócios que a estatal mantém com as fornecedoras indiciadas. Na concepção de Lula, isso somente poderá ocorrer após o pronunciamento definitivo do STF.

Não há como transigir com esse expediente torpe, que legitima a ida do povo às ruas caso se confirme a vergonhosa ingerência. É necessário que haja uma reação viril contra a degradação da lei na punição aos infratores.

Parafraseando a advertência feita em 1945, quando da queda de Getúlio Vargas, na campanha do brigadeiro Eduardo Gomes: só se combate a corrupção mediante eterna vigilância, capaz de impedir que essa ignomínia se converta em realidade.

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

5 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

5 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago