Categories: Artigos

Passageiro aéreo: cadê a educação?

Por Luciana Atheniense

Apesar da crise financeira que assola o país, o movimento dos aeroportos nacionais continua intenso, principalmente no período de alta temporada.

Diante desse fato, torna-se imprescindível que os passageiros, independente da classe social ou do objetivo da viagem, comportem-se com educação durante todo o trajeto aéreo contratado.

É comum mencionarmos os direitos do passageiro em relação às empresas aéreas, entretanto não se pode esquecer e tampouco banalizar a educação social daqueles que utilizam esse transporte.

Não aprecio criticar o comportamento social do brasileiro, mas já se tornou corriqueiro e, sobretudo, constrangedor se deparar com a falta de “limites” de alguns passageiros aéreos.

A norma para os passageiros “prioritários” (idosos, portadores de necessidade especiais), por exemplo, deve ser respeitada, entretanto há passageiros que esquecem ou demonstram descaso e impaciência em obedecê-las.

Outra situação intolerável é o grupo de adolescentes que possui o hábito de falar alto e desconsiderar o ambiente ameno do voo ou da sala de embarque.

Há pessoas que, de forma descortês, costumam se levantar do assento, após a aterrissagem, mesmo cientes de que a aeronave ainda está em movimento, em busca de realizar sua parada definitiva.

Estas situações exemplificadas, infelizmente, são cotidianas, mas merecem ser repensadas e modificadas.

Nesse sentido, a consultora Silmara Leite Ribeiro Santos, coordenadora do curso de Etiqueta e Comportamento Corporativo do Centro Europeu de Curitiba, salienta que a preocupação com o comportamento em ambientes públicos, neste caso nos aeroportos e aviões, é fundamental e gera simpatia: “Falar de etiqueta no mundo de hoje pode parecer frivolidade. Muitas vezes as pessoas ligam a palavra Etiqueta à ostentação e ao luxo. Puro engano. A boa educação, as normas e regras devem ser observadas e cumpridas para vivermos dignamente em sociedade. A etiqueta é importantíssima em todas as classes sociais, no nosso dia a dia”.

A consultora fornece algumas dicas de etiqueta para que a sua viagem não cause transtornos:

– Respeite o horário de antecedência em sua viagem. Em virtude das novas imposições da ANAC em relação à revista no raio X, o que está acarretando longas filas, é aconselhável antecipar ainda mais sua chegada no aeroporto: duas horas para voos nacionais e três horas voos internacionais.

– Procure levar apenas uma bagagem de mão;

– É interessante deixar todos os objetos metálicos em uma única bagagem. Assim ela será facilmente conferida pelas autoridades, poupando, inclusive, o tempo de quem está atrás de você;

– Se for conversar, respeite os demais. Quanto mais tranquilo e calmo for o ambiente, melhor;

– Entre no avião calmamente procurando sua poltrona. Caso encontre alguém sentado, confira com a pessoa a numeração do seu assento. Gentilmente, diga que deve ter havido algum engano e que aquela poltrona está marcada em sua passagem;

– Quando for deitar sua poltrona, antes dê uma olhada para o passageiro que está atrás de você. Não se espreguice e evite ao máximo bocejar;

– Se por acaso você percebeu que um casal ficou separado ou um filho com os pais, não há nada de errado em se oferecer para trocar de poltrona. Será gentil e elegante de sua parte;

– Modere os movimentos dos braços ao ler jornal e revistas. As pessoas sentadas ao seu lado agradecem. Se for usar qualquer aparelho eletrônico, cuidado no volume que os coloca;

– Evite bebidas alcoólicas;

– Nada de gracinhas e respeite as orientações passadas pelos comissários de bordo;

– Algumas pessoas gostam de tirar fotos durante o voo, em especial os adolescentes. Faça isto de modo discreto;

– Aguarde o avião parar por completo para, aí sim, levantar-se e pegar sua bagagem. É desagradável ver as pessoas eufóricas, pegando de qualquer jeito os pertences de mão e atrapalhando os demais e ficando de pé no corredor.

Essas dicas sociais devem ser repensadas e, sobretudo, executadas por todos aqueles que optam por utilizar o transporte aéreo coletivo e almejam realizar uma viagem tranquila sem contrariedades. Compartilhe!

Atheniense

Recent Posts

Jornal Estado de Minas publica artigo de Luciana Atheniense sobre transporte aéreo de animais de estimação

Morte de cão em voo da Gol: as falhas no serviço e os direitos do tutor…

3 dias ago

Direitos dos passageiros x cancelamento da COPA – Boeing 737 MAX 9

Por Luciana Atheniense A COPA Air Airlines, atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação…

3 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

4 meses ago

Ainda posso alugar imóvel no fim de ano pelo Airbnb?

Por Lilian Muschioni Recentemente o STJ publicou acórdão sobre caso julgado em 2021, mantendo a…

4 meses ago

STF valida regra sobre banco leiloar imóvel com dívidas sem passar pelo Judiciário

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei 9514 de 1997 - em…

5 meses ago

Desistência anterior à citação do réu isenta o autor de complementar pagamento de custas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que não é…

7 meses ago